Como estudar informativos

O sucesso nos principais concursos jurídicos – principalmente a primeira fase – depende de um bom conhecimento da jurisprudência dos Tribunais Superiores.
As grandes bancas que executam os concursos costumam retirar as questões de jurisprudência dos informativos publicados regularmente por esses tribunais.
O candidato pode se cadastrar nas páginas do STF, STJ e TST e, através do Sistema Push, receber gratuitamente e-mail com os novos informativos que venham a ser publicados após o cadastramento.
Um ótimo serviço organizado pelo Superior Tribunal de Justiça é o de informativos
Imagem de Informativo do Superior Tribunal de Justiça
Organizado por Ramo de Direito (anuais). Veja o de 2014 aqui
O Supremo Tribunal Federal também disponibiliza um informativo por temas, com periodicidade mensal.
Além dos servidos dos próprios tribunais, outras páginas também se propõe a facilitar os estudos para as provas.
Um ótimo exemplo é o Portal Dizer o Direito. Lá são disponibilizados os Informativos Esquematizados, de forma gratuita, que além de selecionar os principais julgados do STF e do STJ, também acrescentam comentários sobre o instituto jurídico envolvido.
O editor do site também comercializa uma compilação anual dos principais julgados.
Outras instituições que produzem algum tipo de compilação dos informativos são o EBEJI,  o FMB, o Notorium (Direito do trabalho) e o ESINF, sendo que nesse último boa parte dos serviços é paga.
O conhecimento do julgado e o domínio do instituto jurídico também podem ser fatores decisivos em uma prova de segunda fase.
O candidato que deseja ser bem sucedido em exames jurídicos deve dedicar boa parte de seu tempo de estudo aos informativos.

Você tem algum sistema de estudo de informativos? Compartilhe conosco nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário